Todos sabem como um bom trabalho de marketing ajuda a promover uma marca e aumentar sua rentabilidade. Porém, muitos ainda fazem isso sem conseguir gerar os resultados esperados. Uma das causas é que nem todos pensam na relação entre marketing e vendas quando desenvolvem seu planejamento estratégico.

Apesar de as duas áreas trabalharem com o propósito de gerar mais negócios para a empresa, cada uma realiza isso de formas diferentes e complementares. Porém, para que o resultado obtido seja como o esperado, é necessário que os dois atuem em conjunto. Caso contrário, o desempenho da empresa pode ser bem comprometido.

Para ajudar com isso, vamos explicar melhor a relação entre os dois setores e suas opções de ação, para que ambos cooperem melhor. Acompanhe.

Por que a relação entre marketing e vendas é tão importante?

Como já mencionamos, vendas e marketing atuam de formas complementares para trazer mais clientes para a empresa. Entender as diferenças entre essas áreas é fundamental para assegurar seu sucesso.

De forma simples, o marketing trabalha com a construção da imagem do negócio e com a atração de potenciais clientes. É esse setor que lida com a criação de promoções, slogans, relação com o público, promoção de eventos, entre outras coisas que ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca e seus produtos.

Já o setor de vendas lida com o contato direto com o cliente. Em geral, são os profissionais desse setor que realizam os atendimentos, tiram as dúvidas do público e oferecem um contrato. Só depois de passar por essa área é que os leads se tornam compradores.

Isso acontece porque o processo de compra está dividido em três estágios principais. Vejamos a seguir.

Consciência

É a “primeira impressão” do público em relação ao seu negócio, o momento em que ele descobre sua existência e o que você faz. Essa é uma das principais responsabilidades do time de marketing e seu principal método para contribuir com o negócio.

Escolha

Depois de tomarem conhecimento do seu negócio, os leads precisam receber mais informações sobre seu produto ou serviço, o que fará com que fiquem ainda mais interessados. Durante esse estágio, o público escolhe com qual empresa fará negócio.

Esse momento já foi uma responsabilidade maior do setor de vendas e atendimento. Porém, hoje em dia, a área de marketing tem cada vez mais participação na nutrição de leads, preparando-os para a compra.

Decisão

Por fim, o time de vendas entra em ação para ajustar os detalhes e garantir que o lead se tornará um cliente. São eles que lidam com dúvidas mais específicas e elaboram os detalhes do trabalho a ser realizado — um processo que é bem mais fácil e eficiente com a participação do marketing nos estágios anteriores.

Essa é apenas uma simplificação do processo, mas ele já exemplifica a relação entre marketing e vendas dentro de qualquer negócio.

Como fazer a melhor integração entre vendas e marketing?

A questão que resta é: como fazer com que os dois setores atuem melhor em conjunto? Apesar de parecer algo simples de responder, ainda costuma gerar várias dúvidas. Sendo assim, listamos alguns passos que você pode dar para otimizar essa relação. Acompanhe.

Comunicação entre os setores

O primeiro passo para que haja qualquer tipo de cooperação entre vendas e marketing é que as duas áreas consigam se comunicar de forma livre e desobstruída. Porém, a menos que seu negócio ainda seja bem pequeno, você precisará investir em uma estrutura adequada para que ambos possam conversar de forma eficiente.

Obviamente, ter uma linha de telefone não é o suficiente. Os dois precisam compartilhar informações-chave sobre o público, clientes e sobre o produto para que decisões sejam tomadas. Deve haver alguma centralização, como um banco de dados unificado que cada um acesse e atualize com suas próprias informações. Isso facilitará bastante o compartilhamento de dados.

Metas definidas em conjunto

Da mesma forma que os dados precisam ser compartilhados, os objetivos também precisam ser trabalhos em conjunto — e não apenas comunicando um ao outro quais são esses objetivos, mas trabalhando para atingir uma mesma meta.

É verdade que, por definição, ambos lidam com a aquisição de clientes de formas diferentes. Porém, eles também podem gerar mais resultados quando entendem suas respectivas metas e os objetivos gerais da empresa.

Acompanhar e compartilhar resultados

Falando em “respectivas metas”, é importante que essa comunicação não seja cortada depois da primeira reunião. Os dois setores precisam continuar trocando informações e compartilhando seus resultados ao longo do tempo. Afinal, tudo que é feito de um lado afeta o desempenho do outro.

Que vantagens essa relação proporciona?

É claro que essa aproximação não é feita sem bons motivos. Veja, aqui, algumas das vantagens que você pode esperar ao investir na melhor relação entre marketing e vendas.

Redução no tempo de venda

O tempo entre o primeiro contato do cliente com a empresa e o fechamento da negociação é um bom termômetro do seu desempenho de marketing e vendas. Se os setores estão mais alinhados, eles se apoiarão para trabalhar com mais velocidade e eficácia em suas tarefas.

Público mais satisfeito

Em geral, o time de marketing estabelece as expectativas do público, enquanto o de vendas garante que elas sejam cumpridas. Sendo assim, a maior sincronia ajuda a fazer com que os dois gerem as expectativas certas, de modo que a empresa possa cumpri-las.

Otimização do orçamento

Por fim, mas não menos importante, um processo de captação e venda mais eficiente é a melhor maneira de reduzir custos sem perder produtividade. Se cada venda é finalizada mais rapidamente, então é possível fechar mais negócios no mesmo espaço de tempo sem sobrecarregar seu time.

Com todas essas informações, a relação entre marketing e vendas já deve estar bem clara. Implemente algumas dessas mudanças hoje mesmo e logo verá como elas produzem bons resultados.

Se você quer compartilhar alguma experiência ou dúvida sobre a relação tão importante desses dois setores em sua empresa antes de começar a agir, deixe o seu comentário e acompanhe a discussão!