Em muitos negócios, o primeiro ano de lançamento de um produto representa a maior parte da rentabilidade de suas vendas. Depois desse período, é provável que o negócio lance outro modelo ou que a concorrência já tenha alcançado o mesmo nível. Sendo assim, investir em uma boa campanha de lançamento de produto é vital para assegurar seu retorno financeiro.

Claro que, na prática, essa tarefa pode ser bem mais difícil. Você precisa de um planejamento muito bem-feito para que essa campanha gere bons resultados. Se você não souber como se orientar durante esse período, é bem provável que perca algumas oportunidades de venda. Por outro lado, uma campanha bem executada pode trazer resultados bem melhores que o esperado.

Para ajudar com sua campanha de lançamento de produto, separamos aqui algumas dicas que você pode seguir para aumentar suas chances de sucesso. Acompanhe.

1. Conheça seu público-alvo

Antes de pensar em vender qualquer coisa, você precisa saber quem são as pessoas para quem você deseja vender. Não conhecê-los individualmente, mas, pelo menos, ter uma ideia geral de qual faixa etária eles pertencem, quais são seus hábitos de consumo e, claro, quais são suas principais dores e como seu produto pode ajudar a resolvê-las.

Ter essas informações ajuda a direcionar melhor sua campanha, garantindo que uma porcentagem bem maior de leads se converta em clientes ao longo do tempo. Pode até parecer mais interessante fazer uma campanha abrangente, mas isso quase sempre leva a muito mais investimento e um retorno proporcionalmente bem menor.

2. Faça um teste de conceito

Ao contrário do que o grande público pode imaginar, um produto não sai da cabeça do empreendedor direto para a compra. Ele passa por todo um processo de desenvolvimento e de validação antes que o negócio comece a fazer um grande investimento em sua confecção e distribuição. Para isso serve o teste de conceito.

Ele pode ser feito como parte de sua campanha de lançamento, bem antes de o produto ser anunciado oficialmente. Você traz algumas pessoas que fazem parte do seu público-alvo e oferece uma primeira versão do seu produto, ficando atento às suas reações e opiniões. Com base nesse feedback, faça ajustes na sua ideia inicial ou mesmo identifique quais produtos devem ser deixados de lado.

3. Pesquise o mercado

Claro que, para saber o que é ou não viável no mercado, você precisa conhecê-lo primeiro. Não adianta de nada ter uma grande ideia e depois não conhecer o público para o qual ela deve ser direcionada, ou mesmo descobrir que outra empresa já faz isso muito melhor. Em outras palavras: faça sua pesquisa antes de começar sua campanha.

Em muitos casos, são essas pesquisas que revelam para você quais são as principais demandas do mercado como um todo, bem como quais são as melhores oportunidades de investimento disponíveis a cada momento. Com um pouco de análise, você pode usar esses dados para estar bem à frente de seus concorrentes.

4. Aposte em pré-vendas

Uma das melhores táticas para garantir um lançamento bem-sucedido é criar antecipação. E uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de pré-vendas. Como o nome já diz, isso é quando você oferece amostras do seu produto para algumas pessoas antes que ele seja oficialmente disponibilizado para o grande público. Pode parecer redundante, mas isso tem alguns propósitos.

Primeiro, a pré-venda é uma forma de alavancar seus recursos antes da liberação oficial e assegurar resultados. Segundo, se você incluir as pessoas certas nesse momento, pode conseguir boas avaliações, o que atrai outros clientes que, de outra forma, estariam em dúvida se devem ou não confiar em seu produto.

5. Defina o preço certo

A precificação é sempre uma tarefa difícil para o setor comercial, independentemente da área em que você atua. Mesmo que o custo de desenvolvimento e distribuição do seu produto seja bem claro, o valor dos serviços atrelados ou mesmo o que os clientes estão dispostos a pagar é uma incógnita a maior parte do tempo.

A melhor forma de escolher o preço é ver outros produtos similares e como o público percebe cada um deles. Mas, se você não tem uma boa referência na qual se apoiar, o melhor a fazer é usar seu custo de produção como base e depois testar. A partir da reação do público, você poderá encontrar uma faixa de preço mais rentável.

6. Escolha os melhores canais de comunicação

O segredo para qualquer campanha de lançamento de produto é ter uma boa visibilidade antes que ele seja oficialmente liberado para o comprador. E para alcançar esse objetivo, você precisa divulgar esse lançamento em algum lugar. Felizmente, não faltam canais de comunicação à sua disposição hoje em dia.

O principal foco para a maior parte das empresas é a internet, especialmente as redes sociais. Por meio delas, você pode desenvolver campanhas bem focadas e ainda atingir um número considerável de usuários. Porém, é necessário escolher bem em quais delas você vai focar seus investimentos. O público que você alcança no Facebook é diferente daquele encontrado no Twitter, por exemplo.

7. Tenha sempre um catálogo bem estruturado

É mais fácil divulgar seus produtos e promover o lançamento de algo novo quando você tem um catálogo sempre bem atualizado, seja ele no formato que for. Papel, panfletos, listas online, vitrines: o seu catálogo é a melhor ferramenta para expor seus produtos a potenciais clientes.

Para que esse catálogo ajude a fechar mais negócios, você precisa colocar todas as informações mais importantes nele, incluindo:

  • nome do produto;
  • preço;
  • descrição;
  • validade (se houver);
  • uma imagem.

Pode parecer algo simples, mas ajudará a conseguir bem mais clientes.

Com essas dicas, você já pode desenvolver a sua campanha de lançamento de produto com muito mais qualidade. Desde que você tenha um bom planejamento e o siga, terá ótimas chances de alcançar suas metas de vendas.

Quer tirar mais dúvidas sobre como melhorar o lançamento de um produto? Então, deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos.