O primeiro atendimento ao cliente em uma loja é um momento chave para determinar se você fechará mais uma venda ou não. Por isso há tanta ênfase em receber bem seu público e proporcionar a melhor experiência de compra, seja numa loja física, seja online. A chave para isso está em construir um bom relacionamento com o cliente a partir do momento que ele entra em contato com o negócio.

Você provavelmente já ouviu o termo “relacionamento” ser usado em alguns lugares, mesmo sem entender exatamente o que ele significa. De forma simples, ele se refere a como você trata o lead, como o guia até a decisão de compra e como mantém contato com ele depois de fechar a venda. Esse conjunto de práticas, por mais simples que sejam, influenciam bastante no desempenho da empresa.

Quer entender melhor como isso funciona? Então, acompanhe!

Por que é importante investir no relacionamento com o cliente?

O contato entre empresa e público afeta o andamento do negócio de várias maneiras, tanto no dia a dia quanto no longo prazo. Veja aqui alguns resultados que você pode obter se tiver um relacionamento mais positivo com seus clientes.

Fidelizar o público

A fidelização de clientes é um dos maiores objetivos de várias marcas e lojas hoje em dia, especialmente com o mercado cada vez mais concorrido. Um cliente fidelizado tende a retornar à sua loja com mais frequência, sempre fazendo mais alguma compra de tempos em tempos. Isso sem ter que investir tanto em divulgação.

Esses clientes são a base para a maior parte dos seus cálculos financeiros e são um bom termômetro da qualidade dos seus produtos e do seu atendimento. Quanto mais desses você tiver em sua base, maior tende a ser sua rentabilidade.

Realizar vendas mais rapidamente

O tempo necessário para fechar negócio é um indicador de desempenho muito importante em uma loja. Dependendo do tipo de produto que a empresa oferece, isso pode levar a uma espera de 1 minuto, uma hora ou mesmo um mês para que seja tomada a decisão.

Porém, quando você tem um bom relacionamento com o cliente, esse tempo tende a ser bem mais curto. Isso acontece porque o público que tem uma melhor impressão do seu negócio tende a confiar no que você oferece. Consequentemente, atendimentos se tornam mais fáceis, além de aumentar a quantidade de negócios fechados no mesmo espaço de tempo.

Melhorar a imagem da sua loja

Além de ser uma ótima forma de assegurar a satisfação de seus clientes atuais, a qualidade do atendimento e do relacionamento com o público é um fator muito importante na imagem que sua empresa passa para fora. Afinal, se alguém ouve falar do seu negócio por meio de outro cliente, a opinião dele terá muito mais peso do que qualquer material de divulgação.

Pensando nisso, investir em uma boa experiência de compra é também a melhor maneira de divulgar seu negócio. Quanto mais pessoas estiverem falando bem da sua loja, melhor.

Quais as melhores estratégias para aprimorar o relacionamento com o cliente?

Para aproveitar melhor as vantagens que citamos acima, você precisa investir pesado no seu varejo, especialmente na parte que lida diretamente com o público. Veja aqui algumas estratégias que você pode seguir para alcançar esse objetivo.

Múltiplos canais de atendimento

Dentro do seu público, sempre haverá vários perfis de cliente, sendo que cada um prefere entrar em contato com a loja usando um caminho diferente. Alguns se sentem mais confortáveis comprando online, outros usam as redes sociais, e há aqueles que preferem falar ao telefone e depois buscar o pedido presencialmente.

A melhor forma de garantir um bom relacionamento com todos esses clientes é oferecer opções de contato que satisfaçam cada uma dessas demandas. Dessa forma, você otimiza sua taxa de conversão nesses espaços de acordo com o perfil do público.

Aplicativo da empresa

Uma prática cada vez mais comum, especialmente no varejo, é criar um aplicativo da própria loja, por meio do qual o usuário consegue fazer suas compras, receber notificações com promoções e participar em programas de fidelidade. O motivo para isso é bem simples: esses aplicativos são a maneira mais eficiente de manter contato com o público.

Mesmo que seus leads sigam suas redes sociais, eles ainda precisariam acompanhar ativamente tudo que você faz para não deixarem nada passar. Com um aplicativo, isso é feito de forma mais prática. Além disso, é possível usar esses programas para captar dados importantes sobre as atividades de cada cliente.

Capacitação dos vendedores

Sua equipe de vendas é a linha de frente na construção de um bom relacionamento com o cliente. Sendo assim, quando esses profissionais não estão bem preparados para lidar com o público geral, você logo sente o impacto negativo que essa falta tem sobre sua rentabilidade.

Como gestor, é sua responsabilidade oferecer capacitação adequada para todos os seus vendedores e atendentes, mostrando como eles podem lidar melhor com cada cliente. Fique sempre atento aos erros da sua equipe e trabalhe ao lado deles para aprimorar suas capacidades. O sucesso deles no dia a dia é também o sucesso da sua loja.

Otimização do SAC

Por fim, mas não menos importante, você sempre terá que lidar com algumas trocas de produto, devoluções e outros problemas ao longo do tempo. Nesses momentos, ter um bom setor de SAC é a melhor forma de manter uma imagem positiva, mesmo que algo tenha dado errado ao longo do caminho.

Se a equipe de SAC for bem capacitada para receber todos os clientes, tirar suas dúvidas rapidamente e corrigir a situação com eficácia, seu público terá uma impressão ainda melhor do negócio. Mesmo que não seja possível evitar todos os erros, saber lidar com eles é sempre algo positivo.

Com essas informações, fica bem mais clara a importância do relacionamento com o cliente. Agora, você só precisa bolar um plano e começar a investir em sua loja para alcançar esses objetivos!

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